O mito da autonomia 0

distância vs autonomia

Uma das perguntas que mais se faz sobre os veículos elétricos é: qual a sua autonomia? É de facto uma questão pertinente e que parece preocupar a maioria dos potenciais utilizadores deste tipo de veículos.

Uma scooter ou bicicleta elétrica com uma autonomia de 50 km pode parecer reduzida, no entanto, se formos analisar os estudos que vão sendo realizados ao longo do tempo sobre mobilidade, chegamos à conclusão que é suficiente.

De forma a ter consciência sobre se a autonomia pode ou não ser um problema, faça seguinte a questão: que tipo de utilização vai dar ao veículo? Em muitos casos, verifica-se que os trajetos têm uma distância relativamente reduzida, não existindo, por isso, motivo objetivo para nos preocuparmos com a autonomia.

Acresce ainda o facto de autonomia dos veículos elétricos estar a aumentar, existindo baterias com capacidade para percorrer distâncias próximas dos 100 Km apenas com um recarregamento.

A mudança de hábitos leva tempo, mas o tempo pode ser reduzido se nos apercebermos das vantagens económicas e ambientais associadas à utilização de veículos elétricos.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Yamaha Evino Concept 0

Yamaha Evino

A Yamaha demonstrou claramente que a mobilidade elétrica vai estar presente na sua estratégia de crescimento. Com a apresentação de vários modelos elétricos, destacamos a scooter elétrica Evino.

Yamaha Evino

A Evino vem equipada com baterias de lítio, e podem ser removidas para efetuar o seu recarregamento. De notar, que começa a existir uma preocupação das marcas em criar scooters com a funcionalidade de remover as baterias, o que permite afastar alguns dos “fantasmas” que estão associados à autonomia de um veículo elétrico deste tipo.
Destacamos ainda o sistema de travagem regenerativa, que contribui para o aumento da sua autonomia.
A sua imagem retro, foi inspirada no modelo a combustão denominado de Vino, que já é comercializado na Ásia.

Ler também:

Sistema de travagem regenerativa

Para muitos o preço é a variável que pode marcar a diferença quando chega o momento de decidir sobre a compra de uma scooter elétrica. Aqui, só podemos desejar que a Yamaha pense na concorrência, e que a Evino venha a ter um preço que faça “mexer” o mercado das scooters elétricas.

Vortex SBR, substitui a Quase Scooter Vortex RS 12

quase scooter vortex SBR
A quase scooter Vortex RS foi descontinuada e, por isso, surge a SBR. Tal como a RS, as baterias são removíveis, mas com maior facilidade de transporte, pois estão divididas em dois grupos.

Destaca-se ainda a sua bagageira, com um volume bastante superior.

PVP = 830,00 EUR
(ao preço, podem acrescer portes e outros encargos)

Principais caraterísticas

  • Potência do motor: 250 Watts
  • Tensão do motor: 60 Voltes
  • Baterias: SLA (chumbo ácido) 5 x 12v – 12 Ah
  • Autonomia máxima por carga: 35 / 40 Km
  • Peso máximo do condutor: 100 Kg
  • Medidas dos pneus: 16 x 3.00
  • Pressão de ar nos pneus: Min. 2,4 – Max. 3,1 bar
  • Cores: branco, vermelho e preto

Video sobre a 11ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade em Vila Nova de Gaia 0

Produzimos um pequeno vídeo sobre o evento realizado em Vila Nova de Gaia, que contou com a participação do Scooters Elétricas, que teve como principal objectivo informar os seus visitantes sobre as vantagens da utilização de scooters e bicicletas elétricas.

O Scooters Elétricas distribui ainda informação sobre os pontos a ter em consideração no processo de compra de um veículo elétrico.

O ambiente foi fantástico, e a realização de test-drives permitiu às pessoas terem um contacto direto com os veículos elétricos, dando origem a várias perguntas sobre os mesmos, a que o Scooters Elétricas foi respondendo.

O feedback das pessoas foi excelente, a curiosidade imperou, o balanço foi positivo!

Foi um prazer participar neste evento, que permitiu dar mais um passo na direção certa, a caminho de uma mobilidade cada vez mais sustentável.

[signoff1]

%d bloggers like this: