Novas Baterias Lítio (LTO)

18 jan 2015, 11:42

  • Já repararam nestas novas Baterias com 20 000 ciclos :-o

    http://www.ev-power.eu/LTO-Cells/?utm_s ... mpaign=LTO
    MRider
     
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  • Já mandei mail a pedir a oportunidade de ter uma sample :D

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    Fidel
     
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  • Fidel Escreveu:Já mandei mail a pedir a oportunidade de ter uma sample :D

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    Deve ser a pagar lol
    MRider
     
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  • São realmente células muito duráveis que permitem grandes disponibilidades de corrente quer na descarga quer na carga. Mas a voltagem nominal de cada célula (2,4V) é inferior ás correspondentes de LiFePO4 (3,2V). O que significa que a densidade energética é inferior.

    São necessárias 32 células LTO em série para equipar uma scooter convencional de 72V. Trabalhar com voltagens mais baixas e correntes mais elevadas para manter as potências actuais não é practico nas soluções económicas correntes com motores hub. Uma scooter convencional de 72V 60Ah LiFePO4 convertida para esta química ficaria com cerca de 72V 40Ah, perdia autonomia e ganhava a possibilidade de debitar uma potência mais elevada e efectuar cargas muito rápidas.

    Para tirar real partido desta química o veículo tem de ser projectado de raiz a pensar nisso.

    Isto vai ser uma solução interessante para os automóveis e para as cargas rápidas - assim hajam infra-estruturas em quantidade.
    MVS
     
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  • É bom ver que as baterias estão a evoluir. :-)
    MRider
     
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  • MRider Escreveu:É bom ver que as baterias estão a evoluir. :-)


    BATERIAS LITIO TITANAT.
    Preferia vê-las evoluir para outros elementos mais interessantes que a durabilidade:
    1 - Preço; 2 - Peso; 3 - Volume; 4 - Energia/autonomia
    A durabilidade de 20.000 ciclos não me parece um elemento particularmente interessante ou preponderante face aos 4 atrás referidos.
    Se cada ciclo de carga der para 100km, as baterias LTO durarão para 2.000.000 km. Alguém quer um veículo para (dois milhões) de km?.
    Claro que se pudesse-mos juntar ao melhor preço, o menor peso, o menor volume, a maior energia e a maior durabilidade seria excelente.
    A não ser possível juntar estes cinco elementos, bastava que evoluíssem no ponto 1 e ponto 4 para mudar tudo... ...até o mundo.
    afreitas
     
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  • Se o veículo estiver todo escavacado ao fim de poucos quilómetros levam-se as baterias pra casa para guardar energia e passa a haver um mercado vibrante de baterias em segunda mão com capacidade de novas.
    Se fossem baratas seriam ótimas para ter em casa com uns painéis solares, para poderem durar tanto como a casa.
    Editado pela última vez por RJSC em 20 jan 2015, 12:05, num total de 1 vez.
    RJSC
     
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  • Devem ser caras

    Mas é uma óptima ideia para sistemas solares
    MRider
     
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  • MVS Escreveu:Uma scooter convencional de 72V 60Ah LiFePO4 convertida para esta química ficaria com cerca de 72V 40Ah, perdia autonomia e ganhava a possibilidade de debitar uma potência mais elevada e efectuar cargas muito rápidas.


    Já vi o JR meter 24S 100Ah numa chinesa, de certeza que ele consegue meter 60 Ah de LTO.

    afreitas Escreveu:A durabilidade de 20.000 ciclos não me parece um elemento particularmente interessante ou preponderante face aos 4 atrás referidos.
    Se cada ciclo de carga der para 100km, as baterias LTO durarão para 2.000.000 km. Alguém quer um veículo para (dois milhões) de km?.
    Claro que se pudesse-mos juntar ao melhor preço, o menor peso, o menor volume, a maior energia e a maior durabilidade seria excelente.
    A não ser possível juntar estes cinco elementos, bastava que evoluíssem no ponto 1 e ponto 4 para mudar tudo... ...até o mundo.


    Concordo com os 2 milhões de km, mas não nos esqueçamos que elas aguentam 10C a carregar. Estamos a falar de 5min de carga a 80%, comparável encher um deposito de gasolina. Isso muda muita coisa. (Sim, serão precisos ~46kW para carregar a 10C)
    rnm
     
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  • rnm Escreveu:Já vi o JR meter 24S 100Ah numa chinesa, de certeza que ele consegue meter 60 Ah de LTO.
    Uma pequena correcção, 25 células de 100Ah :)

    O que gostava de saber também era se a sua auto-descarga se mantinha quase nula, como em algumas baterias de lítio?

    Se esse fosse o caso, seria possível colocar um BMS repartido em conjuntos de mais que uma célula (duas ou três) para o bom controle das mesmas. Seria como se fossem ainda menos o numero de células... As 32S passariam a ser protegidas com um BMS de 16S se estas estivessem duas a duas!
    Jorge Rocha
     
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