Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4 - Lisboa


  • Deves ter alguma ou algumas células mais baixas .
    Convem ver isso logo que possas .
    MRider
     
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  • Hey rnlcarlov!
    Também tenho uma RS e fiquei interessado nos updates que fizeste :twisted:
    Quanto ficou aproximadamente esse update das baterias? Agora estás com lithium 15 ah certo? Quando digo update estou-me a referir em relação ás de chumbo originais, incluindo o bms. E foste tu que fizeste ou foi em alguma oficina?

    E já agora, também reparei que tens um género de velocimetro ou conta km, ando a procura de um conta km mas dado o perimetro da roda acho que não dá qualquer um, como já me parece teres um, onde o adquiriste?

    Já agora fica a sugestão de algo que eu achei interessante para aplicar na minha, apesar que estou com baterias de gel deep cycle, penso que seja interessante para ti também: https://fuelfreemotos.wordpress.com/com ... -de-bordo/

    Sou um pouco mau
    Fernando Nunes
     
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  • Olá Fernando

    Se és da zona da Aveiro, o Jorge Rocha é a pessoa que procuras para fazer alterações à RS. As baterias de 15Ah e BMS atual foram postos por ele, bem como o computador de bordo que tenho no pack.
    Quanto ao conta km, comprei um na Dechathlon, daqueles dos mais baratos para bicicletas. O perímetro da roda dá para ser inserido manualmente. Tive foi de pedir ajuda ao meu irmão para me soldar um acrescento no fio, pois o comprimento original não chegava para ligar da roda até ao guiador.
    Não aconselho os conta-quilómetros wireless. Comprei um desses e não funcionou nada bem.
    rnlcarlov
     
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  • Já falçei com ele! :)

    Aaaa eu não sabia era que dava para inserir o perimetro da roda manualmente, bem melhor agora, aproveito e quando comprar compro também para a da minha miuda :) obrigadão pelo conselho ;D
    Fernando Nunes
     
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  • Recomendo como computador de bordo, um SIGAL, com o visor incorporado, que assim para além de teres as baterias protegidas também tens muita informação necessária para o teu controle, e a garantia é de 5 anos.
    Jorge Rocha
     
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  • Já montei as peças novas (guarda-lamas e tampa bagageira). Infelizmente a minha perícia não é das melhores. Na 1ª estrada com calçada por onde passei, o guarda-lamas descaiu e destou a raspar na roda. Foi uma travagem e pêras. Já faltam uns bocadinhos de plástico no guarda-lamas, mas felzimente ainda está funcional. Decidi deixar a montagem disso para profissionais que eu não estou feito para mecânico.... :cry:

    Mas finalmente já tenho o carregador arranjado. No primeiro dia houve duas células que não chegaram à tensão de balanceamento do carregador, mas no dia seguinte já tinha tudo nivelado, com LEDs acesos. A resistência interna do pack é que continua a estar um bocado elevada.
    rnlcarlov
     
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  • Agora que estou sem carro, a Vortex tem tido mais trabalho outra vez, embora esteja um bocado limitada em termos de potência disponível, sobretudo para vencer as subidas da minha zona.
    Uma questão que falei noutro tópico é que o meu computador de bordo anda um bocado maluco, mostando valores ridículos de quando em quando, e calibração é apenas uma solução muito temporária. Hoje chegue à conclusão que deve haver algum mau contacto lá dentro. Basta eu segurar na caixa do pack para que a corrente que aparece no display se alterar toda.
    rnlcarlov
     
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  • Há uns dias descobri que tinha um pequeno inquilino na minha Vortex.
    É um aranhiço que gosta de andar a passear no painel de instrumentos. Volta e meia desaparece para algum canto e depois volta a aparecer mais tarde no velocímetro ou no indicador de carga. :lol:
    rnlcarlov
     
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  • rnlcarlov Escreveu:Agora que estou sem carro, a Vortex tem tido mais trabalho outra vez, embora esteja um bocado limitada em termos de potência disponível, sobretudo para vencer as subidas da minha zona.
    Uma questão que falei noutro tópico é que o meu computador de bordo anda um bocado maluco, mostando valores ridículos de quando em quando, e calibração é apenas uma solução muito temporária. Hoje chegue à conclusão que deve haver algum mau contacto lá dentro. Basta eu segurar na caixa do pack para que a corrente que aparece no display se alterar toda.

    Bem me parecia ser algum mau contacto... esse tipo de ficha da caixa das baterias não é a melhor opção para correntes tão fortes. E até mesmo os fios da instalação poderiam ser mais generosos. Penso que nestes novos modelos já o dimensionamento bem um tanto melhor. Sempre a evoluir!
    Essas Wina saíram um tanto preguiçosas. São células que deveriam ser descarregadas a 0,3C, e depois com os 0,6C nominais e 2C de pico que levam, tendem a ficar com a resistência interna mais alta. Mas isso não é muito grave. Agora permanecerão assim por longa data.

    Esses inquilinos que não pagam renda e nem o passe, não são muito desejados, mas eles também não se incomodam com isso. ;)
    Jorge Rocha
     
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  • A minha Vortex levou recentemente um pack novo. As antigas células Wina simplesmente já não estavam a cumprir o seu serviço em termos de potência disponível, apesar de a nível de autonomia em si não ter razão de queixa.
    Com um controlador que puxa de pico um pouco acima dos 30A, as Wina com os seu modesto 1C nominal de descarga não estavam bem adaptadas às exigências da mota.

    Assim levaram um pack de 18 células Samsung 25R 20Ah, e um novo computador de bordo com comunicação por bluetooth.
    A diferença é notável tanto a nível de aceleração como até de velocidade máxima, que subiu uns 3 ou 4km/h.
    Arranjar um dispositivo que conseguisse comunicar com o BMS foi mais complicado, só comprando um 2º telemóvel é que consegui.

    Outro dia saí de casa e fiz 15km com 27% de carga. Parece que temos aqui bateria para exceder os 50kms. :D
    rnlcarlov
     
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