A SUA OPINIÃO CONTA - BATERIAS

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  • Como trabalho com baterias de lítio desde há 5 anos, e por as mesmas não servirem para a simples reciclagem, como fazem com as baterias de chumbo, guardo-as em local abrigado e estanque até que se juntem suficientes unidades para justificar a sua reciclagem.
    Se existissem tantas baterias de lítio a danificarem-se quantas há das de chumbo, já haveria reciclagem cá em portugal, e até dariam bom dinheiro por elas, já que a sua constituição é em grande parte metais de grande valor, mesmo que não sejam considerados nobres (alumínio, cobre) de 4 a 8 vezes valor superior ao chumbo.

    Tenho muitas baterias de lítio já em grande estado de degradação, e queria ter muito mais.
    A nossa loja é auto sustentável, carregando nestas "velhas" baterias de lítio, que já não davam para a mobilidade, onde se exige muita disponibilidade de corrente, a energia captada nos painéis solares fotovoltaicos.
    Energia essa que dá tanto para todo o uso de trabalhos com as manutenções e melhoramentos aos VE's, como para carregar as baterias dos clientes que nos chegam por vezes de mais de 100Km de distancia, famintos de electrões para poder voltar a suas casas.

    Há muito mais vida para as baterias de lítio, quando as mesmas já não satisfizerem as necessidades dos VE's. Para o lixo, NUNCA.


    Em relação ao tópico,

    Concordo em pleno que as baterias, sendo um elemento de desgaste, deverá ser um elemento que perdure por muito tempo. Como tal, são muito raras as vezes que recomendo as baterias de lítio para o uso de VE's, e apenas o faço quando o objectivo é com o menor gasto capital, servir por 3 a 5 anos o uso do veiculo com um percurso de aproximados 3Km para o trabalho.
    Quem tiver que andar mais do que 10Km/dia, já compensa a curto/médio prazo a compra com baterias de lítio.
    Até porque devemos pensar sempre a médio e longo para que assim sejamos muito mais poupados e produzamos muito menos lixo, e um veiculo quer-se para a vida! Principalmente se for eléctrico e com baterias de lítio de preferência com baterias de lítio, com muito menos manutenção e preocupações.

    O tempo de garantia não deverá ser levado em conta como se fosse a durabilidade das baterias.
    Ninguém compraria um televisor com 2 anos de garantia sabendo que ele avariava ao fim de 3 anos.
    Eu costumo dizer que as baterias de chumbo em determinado veiculo fazem 10.000Km, e com baterias de lítio 50.000km, para cima, dependendo de sua capacidade e dimensionamento.
    Claro que se os veículos não tiverem "Odometro" (conta quilómetros) dificilmente de verifica sua durabilidade, mas por vezes digo que umas baterias de chumbo darão para gastar um pneu na roda de trás e as de lítio darão para gastar 5 pneus na mesma roda.
    Falo por toda a experiencia de trabalho que tenho, com mais de 200 clientes de veículos eléctricos.

    Mas geralmente ofereço 3 anos para garantia nas baterias de lítio sem limite de Km, havendo um bom dimensionamento das baterias para o veiculo em questão.
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Aqui na Madeira e por experiência própria o uso de baterias de chumbo não serve, por vários factores
    Primeiro são muito pesadas, e para vençer a orografia da ilha é muito mais difícil.
    Depois não tem muita disponibilidade energética, como o lítio tem.

    Por isso cada caso é um caso.
    Tem de ser avaliado qual o uso que se vai dar ao VE para escolher a melhor opção de armazenamento de energia.
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Tenho uma dúvida: Nos automóveis elétricos existentes no mercado qual é o tempo de vida das suas baterias e quando estas perdem a sua capacidade de carga qual é preço de novas?
    MrArrancas
     
    Mensagens: 10
    Registado: 16 nov 2016, 22:49
    Localização: Loulé, Algarve


  • São projectadas para durarem a vida útil do carro, 8/10 anos
    cuttysark76
     
    Mensagens: 51
    Registado: 28 fev 2015, 19:21


  • Mas imaginemos que quero que o meu carro dura mais que a sua vida útil e preciso comprar novas baterias. Quanto custarão (uma estimativa) ou é por aluguer?
    MrArrancas
     
    Mensagens: 10
    Registado: 16 nov 2016, 22:49
    Localização: Loulé, Algarve


  • MrArrancas Escreveu:Mas imaginemos que quero que o meu carro dura mais que a sua vida útil e preciso comprar novas baterias. Quanto custarão (uma estimativa) ou é por aluguer?

    Isso é a questão que todos gostariam de saber.
    Infelizmente apenas a Nissan divulgou que a bateria nova de 24kWh custa 5.000€ + IVA + cerca de 3h de mão de obra.
    VETL
     
    Mensagens: 62
    Registado: 19 mai 2014, 16:48
    Localização: Aveiro


  • O valor acima indicado está muito abaixo do valor de mercado e é altamente subsidiado pela Nissan, impõe ainda a devolução da bateria antiga. São boas notícias para os proprietários mas é também uma admissão de culpa para o que correu menos bem com os primeiros packs.

    A troca da bateria de 16KWh de um i-MiEV - Mitsubishi custa no US um valor realista entre 13.000 a 16.000 USD.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Mesmo 5000 euros + IVA + mão-de-obra continua a ser assustador. Não sei haja alguém com alguns cálculos feitos, mas será que esse valor compensará um gasto de 8 anos em gasolina/gasóleo? Para quem usa o carro para trabalhar, percorrendo cerca de 25000 kms ao ano perfaz cerca de 20000 euros da combustível ao fim de oito anos. Com o gasto em eletricidade num elétrico é bem possível que compense...
    MrArrancas
     
    Mensagens: 10
    Registado: 16 nov 2016, 22:49
    Localização: Loulé, Algarve


  • MrArrancas Escreveu:Mesmo 5000 euros + IVA + mão-de-obra continua a ser assustador. Não sei haja alguém com alguns cálculos feitos, mas será que esse valor compensará um gasto de 8 anos em gasolina/gasóleo? Para quem usa o carro para trabalhar, percorrendo cerca de 25000 kms ao ano perfaz cerca de 20000 euros da combustível ao fim de oito anos. Com o gasto em eletricidade num elétrico é bem possível que compense...

    Um pack com 22,5kWh úteis por esse preço acha assustador?
    Não sei que contas estão nessa base. Mas eu com 112.000Km já poupei quase 7.000€ só em gasóleo.
    Não estou a entrar em conta com os discos de travão novos, nem com a poupança em caixas de velocidades, embraiagens, turbos, bombas injetoras e injetores, cabeças queimadas, panelas de escape furadas, resistências de incandescência fundidas, etc. etc...
    Por acaso não preciso ainda, mas será que não ganhei ainda para um pack novo?
    VETL
     
    Mensagens: 62
    Registado: 19 mai 2014, 16:48
    Localização: Aveiro


  • 8/10 anos até aos 70/80% da autonomia original... Não significa que o carro não ande...
    cuttysark76
     
    Mensagens: 51
    Registado: 28 fev 2015, 19:21

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