Melhorar a iluminação frontal nas scooters

Para quem dá valor ao conhecimento técnico e fundamentado sobre a mobilidade elétrica

  • Nota-se o reflexo secundário comum a estas soluções mas o aumento da quantidade de luz é evidente.

    Apesar do reflexo secundário em médios não provoca demasiados problemas ao tráfego que se cruza de frente.

    Médios 2 x 3,25W LED:
    Led Medios 2x3W.jpg


    Máximos 2 x 5,85W LED:
    Led Maximos 2x6W.jpg


    Nunca se nota um aquecimento exagerado.

    O consumo máximo anunciado era de 0,9A por lâmpada obtive 0,25A em mínimos e 0,45A em máximos. Vou experimentar ligar os dois contactos em simultâneo para ver se ainda existe um outro modo.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Em bancada foram efectuados os seguintes testes com apenas uma lâmpada LED:

    Alimentação a 13V:

    Consumo médios: 0.189A (2.457W)
    Consumo máximos: 0.590A (7.67W)

    Alimentação a 20V:

    Consumo médios: 0.359A (7.18W)
    Consumo máximos: 0.600A (12W)

    A partir dos 17V não se nota aumento significativo do brilho nos médios com o aumento de tensão (10 a 30V).

    Abaixo dos 12V o brilho dos LEDs cai bastante.

    Ligar em simultâneo o contacto de médios e máximos dá brilho de máximos.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • O que eu aguardava este comparativo. Já mandei vir duas para trocar as minhas.
    A que tensão foi feito o teste na mota?

    Sent from my ONEPLUS the Beast
    Fidel
     
    Mensagens: 153
    Registado: 19 mai 2014, 12:19


  • Muito bom

    Por acaso tirou fotos as ópticas ?
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Fidel Escreveu:O que eu aguardava este comparativo. Já mandei vir duas para trocar as minhas.
    A que tensão foi feito o teste na mota?


    MVS Escreveu:Tensão de alimentação: 13V


    Esta é uma questão muito sensível neste modelo de LED em particular. Existe uma diferença razoável entre o teste a 13V e a 12V.

    Aconselho a trocar também os mínimos, luz da matrícula e presença por versões LED que se compram cá facilmente e barato. Isto para que a tensão no conversor DC/DC baixe o mínimo possível. Existem também disponíveis os conversores DC/DC de 13,5V. Salvo erro a Gigabike pode fornecer estes conversores porque são os que equipam as Vortex de 4 a 9KW.

    MRider Escreveu:Muito bom

    Por acaso tirou fotos as ópticas ?


    Vou tirar e colocarei aqui Mariano.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Aqui fica a fotografia da óptica que pediste Mariano:

    Optica.jpg
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Obrigado :-)
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Alguém sabe se posso alterar para led na Vortex SRB com 2x lampadas de 12v 15/15 BA20D ?

    Agora a noite mal vejo alguma coisa com esta iluminação...
    dariogarcia
     
    Mensagens: 19
    Registado: 20 out 2015, 11:16
    Localização: Lousã


  • Também estou curioso, embora no meu caso seja para a RS. Já apanhei um susto uma vez à noite, numa estrada sem nada pintado e totalmente às escuras.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa


  • O modelo que mostrei acima (em 2014) é para casquilho BA20D e é compatível.

    O eBay tem muita oferta destes produtos.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto

AnteriorPróximo


Voltar para Informação técnica útil



cron