Vortex SBR vs TWA

29 set 2015, 00:51

  • Boa noite.

    Tal como disse na apresentação sou novo neste tipo de veículos, embora ache que para mim são os que melhor se enquadram nas minhas necessidades diárias de mobilidade.

    Então é assim, o meu trabalho fica a 10Km de casa. Vivo em Matosinhos, a cerca de 2 Km da marginal. Ou seja o percurso será 2 Km a descer até à praia, mais 8Km em plano. No regresso são mais 8 em plano e 2 a subir... Não é muito acentuada a subida mas soube um pouco e é extensa.

    Estou na dúvida entre a Vortex SBR e a TWA, a diferença de preços entre as duas não é o factor que me faz duvidar na escolha.

    Ao vivo só vi a TWA a SBR só em fotos na net.

    Confesso que gosto mais do aspecto da SBR do que da TWA, mas desenhos à parte o que podem dizer, sobre a melhor compra para este tipo de percurso diário?

    Com a ressalva de eu pesar um ou dois Kilos acima dos 80 e não querer andar a uma velocidade de tal maneira lenta que mais me valia ir a pé ou de bicicleta clássica a pedalar...

    As baterias de 20Ah da TWA não podem ser instalados na SBR?

    Ao contrário do que já li aqui no forum eu posso carregar a bicicleta à noite na garagem, mas durante o dia no trabalho não tenho como o fazer. Ou seja, só seria carregada apenas uma vez por dia, durante a noite. Isso pode reduzir a vida útil da bateria?

    Para já a minha grande dúvida é esta. SBR ou TWA, se bem que o que eu gostava mesmo era o desenho da SBR com as características da TWA...

    Gratos pelo vosso tempo.

    Cumprimentos,

    Renato
    Renato Sá
     
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    Registado: 28 set 2015, 23:57

29 set 2015, 00:55

  • Os modelos TWA e SBR são dois veículos muito parecidos:
    Mesmo motor; mesmo controlador; mesma tensão 60 Voltes; mesmas rodas; mesma velocidade.

    As diferenças são:

    TWA............................................................................SBR
    Baterias 60 Voltes - 20 Ah...................................... Baterias 60 Voltes - 12 Ah
    Autonomia - 60 Km................................................ Autonomia - 35 Km
    Baterias fixas............................................................ Baterias Amovíveis
    Sem top case de série........................................... Com top case de série
    Preço - ronda 900 eur............................................ Preço - ronda 875 eur

    NOTA: Se não necessitar retirar as baterias da bicicleta, poderão ser instaladas na SBR baterias de 20Ah iguais à TWA.
    afreitas
     
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29 set 2015, 11:04

  • Bom dia.

    Obrigado pela rápida resposta.

    Não sabem valores para o fazer? Instalar as baterias de uma TWA numa SBR?

    De modo a vir assim já de fábrica...

    Cumps

    Renato
    Renato Sá
     
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    Registado: 28 set 2015, 23:57

30 set 2015, 00:13

  • Para o seu peso, não sou capaz de recomendar qualquer um desses modelos, com as baterias originais.
    Embora saiba que as mesmas baterias possam durar, por esse trajecto diário, com alguma sorte, mais de um ano, ou com muita sorte, mais de dois anos. (mais ou menos 5.000Km/ano)
    Se quer uma velocidade um pouco mais veloz, sem sair do segmento dos velocípedes, terá que equipar sua futura Vortex com baterias de lítio.
    Uma tecnologia de baterias muito mais durável, fiel, e extremamente leve, que tornará esse seu veiculo muito mais apto para o dia-a-dia, com maior velocidade de ponta, e muito maior nas subidas, e por longos anos de vida.
    Se necessitar de ajuda para obter esse equipamento, para além de o poder tentar adquirir já de origem dessa forma, dependendo do agente onde a for comprar, pode também pedir ajuda ao MVS, que sendo daí de perto, lhe será muito vantajoso e tranquilo.
    Mesmo sendo baterias de lítio, nunca recomendaria capacidades inferiores a 12Ah, já que é de 12A o consumo nominal dessas viaturas, e com picos superiores a 20A.
    Mesmo com os 12Ah mínimos de lítio, já lhe daria para percorrer uns bons 40Km.

    Na minha opinião, em termos de melhor posição de condução e por já ter andado com ambas, recomendo a SBR sem olhar para trás. (mas isso sou eu, que tenho uma determinada altura e peso e gosto pessoal)
    Jorge Rocha
     
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02 out 2015, 10:26

  • Bom dia.

    Agradeço a ajuda que me têm dado.

    Sabem onde posso fazer um test-drive da SBR e da TWA na área do Porto?

    Gostava de experimentar e sentir a sensação e conforto de condução de cada uma delas, antes de optar pela compra.

    Obrigado.

    Renato Sá
    Renato Sá
     
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    Registado: 28 set 2015, 23:57

02 out 2015, 14:22

  • O melhor é consultar alguns agentes da Gingabike da sua região: http://gingabike.com/agentes/porto/
    rnlcarlov
     
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06 out 2015, 14:45

  • Boa tarde.

    Obrigado pela ajuda que têm dado, e pelos tópicos, embora não relacionados com o meu me têm ajudado a tomar a melhor decisão.

    Eu do que tenho lido e do que me têm sugerido, fiquei com dúvidas em relação à "força" e velocidade de ponta da bicicleta...

    Eu não preciso que a bicicleta tenha mais que 30-35 km de autonomia diária , mas preciso que com 80kg em cima dela, se consiga mexer com facilidade e que consiga fazer algumas subidas sem me deixar ficar mal...

    Não sei se estou a pedir coisas a mais para uma "quase-scooter"...

    Equipei e visitei uns blogs e descobri que para além da Vortex existe, pelo menos, também a Voltrish e a Seventeen.

    Alguém me sabe dizer qual a melhor "quase-scooter" neste momento no mercado?

    E quais as suas características?

    Obrigado pelo apoio.

    Renato Sá
    Renato Sá
     
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    Registado: 28 set 2015, 23:57

06 out 2015, 23:14

  • Renato Sá Escreveu:Eu não preciso que a bicicleta tenha mais que 30-35 km de autonomia diária , mas preciso que com 80kg em cima dela, se consiga mexer com facilidade e que consiga fazer algumas subidas sem me deixar ficar mal...

    Não sei se estou a pedir coisas a mais para uma "quase-scooter"


    Eu receio que esteja a pedir demais. Eu tenho uma, que ficou muito mais ligeira com lítio, (>9Kg) e já tenho ido trabalhar nela +/- 9km, desde Soutelo até até à igreja de Paranhos. Só que eu não peso 80. E na circunvalação até à Areosa tenho que pedalar em vários desníveis, para não baixar muito dos 20 Km/h. Eu como preciso fazer exercício e às vezes até tenho tempo, faz-se. Mas se acordar um pouco mais tarde já não a uso porque demora mais e não gosto de chegar atrasado.
    Com a acumulação de automóveis na rua e bermas apertadas, torna-se pouco seguro andar devagar. É sabido que os condutores auto se sentem donos da estrada. Por isso tento sair da frente deles sempre que posso.

    Vou frequentemente a Lavra pela marginal e sei que é estreita e que está saturada. Portanto perigosa. Não gosto e não recomendo. Para passeios a quase-scooter serve lindamente! Até me dá muita satisfação andar nela... pois o facto de ter uma suspensão melhor que a das bicicletas é uma vantagem grande.

    Primeiro experimenta. Não esperes que um motor de 250W faça milagres. E os pedais nestas "bicicletas" não estão preparados para "pedalar mesmo". Para esse efeito (exercício/pedalar) e mexer-se bem na estrada, uma bicicleta eléctrica com roda 26 é a escolha mais acertada. Provavelmente mais barata tb.
    Quase-scooters para uso diário, intensivo (e eventualmente apressado), ou se está muito seguro das possibilidades e resultados, ou então devem ser artilhadas previamente ... pensoeudeque!
    Experimenta. Até pode servir para ti e eu estou a dizer tolices!

    Batotinha
    Batotinha
     
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    Registado: 16 mai 2014, 22:34

07 out 2015, 09:53

  • Não sei que desníveis tem o seu percurso habitual, mas a minha Vortex RS nunca me deixou ficar mal nas subidas. É muito raro encontrar alguma subida em que a velocidade desça dos 20km/h, só mesmo nas subidas a mais de 15%. Não tenho 80kg, mas ando muitas vezes com a scooter carregada de mercadoria :D

    Nunca andei numa Voltrish, mas pelo menos a nível de assistência é muito mais fácil nas Vortex, pois há agentes por todo o lado.
    rnlcarlov
     
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    Registado: 27 mai 2014, 16:12
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