Bicla "ginga-que-mexe"

05 fev 2015, 02:23

  • Estas células Wina são muito boas por seu baixo volume que ocupam e seu baixo peso, mas também são das que maior diferenças têm entre suas irmãs, no que diz respeito a auto-descarga.
    Principalmente até que a química esteja bem activa (com uns bons ciclos feitos) suas diferenças são ainda maiores.
    Como já habitualmente me enviava as leituras da Predator, para certificar que o BMS se mantinha a funcionar bem depois do arranjo que teve, e de tudo o que falamos a respeito destas baterias, fiquei sempre a pensar que volta e meia pudesse fazer uma leitura após final de carregamento. Mas passou um pouco mais tempo em esquecimento, penso que nada de muito grave.
    Por ter levado com o carregador de origem, e sem possibilidade de afinação facil, levou as 17 células, para precisamente ser mais facil fazer o balanceamento sem que se trabalhasse com tensões muito altas (que é quando sua tensão sobe ainda mais).
    A média por célula é de 3,52V, e todas as que estejam nos ultimos 30 segundos do carregamento com mais do que isso, já é motivo para uma pequena descarga, conforme fez, e muito bem, com a lâmpada.

    Não tenha medo de verificar essas tensões mais vezes. Eu mesmo com baterias que praticamente não têm diferença entre si, em auto descarga, faço-o com todo o prazer.
    Se demoro 2 minutos nas medições, serão dois minutos que estou a dedicar ao meu veiculo, sem ter mais gastos com ele.
    Ter um animal domestico torna-se 1000 vezes mais dispendioso de nosso tempo, e também o fazemos com carinho, mesmo que por vezes seja necessário leva-lo ao veterinário e deixar lá couro e cabelo.
    É tudo uma questão de cultura.

    Se acha que já não se quer dar ao trabalho de fazer essas medições e se necessário algum balanceamento, então recomendo-lhe a colocar um BMS. Depois só terá de verificar se o BMS está a funcionar bem, diminuindo o trabalho do balanceamento manual.

    Continuação de bons Km
    Jorge Rocha
     
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05 fev 2015, 11:57

  • Jorge Rocha Escreveu:...mas também são das que maior diferenças têm entre suas irmãs, no que diz respeito a auto-descarga.
    Principalmente até que a química esteja bem activa (com uns bons ciclos feitos) suas diferenças são ainda maiores.

    Verifiquei isso tb. Durante a minha "acção" mesmo com as variações finais semelhantes às que citei, e após uns 5km de "passeio" medi as células todas (uns 10 min depois). Estavam todas em 3,31V. E tinha verificado antes que as que mais desceram tinham sido as mais baixas. Provavelmente porque as outras tem menor auto-descarga.
    Jorge Rocha Escreveu:A média por célula é de 3,52V, e todas as que estejam nos ultimos 30 segundos do carregamento com mais do que isso, já é motivo para uma pequena descarga, conforme fez, e muito bem, com a lâmpada.

    E se elas fossem exactamente "iguais", +/- 59V a partir do qual notei uma variação repentina, (resulta quase de 3,45 x 17). Portanto valores confortáveis.
    Jorge Rocha Escreveu:Se acha que já não se quer dar ao trabalho de fazer essas medições e se necessário algum balanceamento, então recomendo-lhe a colocar um BMS. Depois só terá de verificar se o BMS está a funcionar bem, diminuindo o trabalho do balanceamento manual.

    Enquanto eu conseguir segurar "o galho", é para continuar a aprender.
    Esta era uma das conclusões ;)

    Batotinha
    Batotinha
     
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06 fev 2015, 17:46

  • Se percebi, essa é uma manutenção que é necessário fazer de vez em quando ???? parece-me complicado e perigoso para quem percebe pouco do assunto e não acho que seja o caminho para a divulgação dos ve's como tanto abraçam, quem vai querer andar com uma ferramenta especifica a verificar baterias e com lâmpadas a descarrega-las, não existem equipamentos ou bms para esse efeito ??? todos os ve's são??? desculpem, mas quem vê este fórum fica "cheio" e não vai querer embargar neste conceito.
    mmcoiso
     
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06 fev 2015, 20:11

  • mcoiso

    Bateu na tecla exacta. Um veículo eléctrico é mais caro que um similar que se mova com motor de combustão interna.
    E é mais caro por muitas razões. Entre as quais:
    - Não polui a atmosfera com CO2.
    - Não polui o ambiente com ruidos.
    - Não gasta uma enormidade de consumíveis: Óleo, Filtros de ar, filtro de Óleo, anilhas , etc, etc.
    - Não tem manutenções e não avaria.
    O consumidor que opta por um VE, valoriza particularmente a ausência de manutenções e ausência de avarias. Por isso o VE é mais caro.
    Baterias de lítio sem BMS, não. Se não querem gastar dinheiro em BMS, preparem-se para gastar em baterias e são bem mais caras.
    afreitas
     
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07 fev 2015, 11:44

  • afreitas Escreveu:mcoiso

    Bateu na tecla exacta. Um veículo eléctrico é mais caro que um similar que se mova com motor de combustão interna.
    E é mais caro por muitas razões. Entre as quais:
    - Não polui a atmosfera com CO2.
    - Não polui o ambiente com ruidos.
    - Não gasta uma enormidade de consumíveis: Óleo, Filtros de ar, filtro de Óleo, anilhas , etc, etc.
    - Não tem manutenções e não avaria.
    O consumidor que opta por um VE, valoriza particularmente a ausência de manutenções e ausência de avarias. Por isso o VE é mais caro.
    Baterias de lítio sem BMS, não. Se não querem gastar dinheiro em BMS, preparem-se para gastar em baterias e são bem mais caras.


    Sr Afreitas, penso que não seja ingénuo ao ponto de achar que as baterias não são poluentes, são poluentes na sua fabricação, no seu uso e até na sua reciclagem, se são mais ou menos que as alternativas, isso não sei e provavelmente nem você nem ninguém sabe, mas que polui isso ninguém pode dizer que não. A questão aqui é; Comprar um veiculo caro que gasta pouco, e depois trocar substituição de consumíveis por outros consumíveis, que pelos vistos também são caros e andar com o veiculo de braçado para ver se não avaria ? não me parece que seja este o tipo de veiculo e divulgação que as massas necessitem.
    mmcoiso
     
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08 fev 2015, 02:26

  • Saber cozinhar exige horas perdidas de aprendizagem e muitas horas de dedicação a colocar em pratica.
    Não é por haver um forum onde ensina a cozinhar que os restaurantes vão à falência!

    Cada um é livre de escolher se quer fazer a sua comida, tentando-o fazer para uma poupança futura (para não estar sempre dependente de um restaurante e dos preços que este coloca) ou por simples gosto ou entretimento.


    Tal e qual, este forum é de veículos eléctricos, e é normal que se ensine a quem quiser, a proceder num caso de inexistência ou de avaria de BMS. (sim, porque tudo está sujeito a avaria, assim como num restaurante também se poderá encontrar um alimento mal confeccionado)

    Se estivermos sempre dependentes de produtos finais, ficaremos eternamente escravos de quem os controla.

    Ainda não perceberam que se não fossem pessoas com a capacidade de ensinar e transmitir conhecimentos, a esta hora ainda andaríamos a bater com duas pedras na mão para fazer uma fogueira para nos aquecermos?

    Interessa a quem quer ter o monopólio, que todos sejam uns ignorantes e assim possam seguir como uns cordeirinhos seu pastor (que na verdade é mais um lobo disfarçado de pastor).

    Tenho dezenas de veículos eléctricos, uns com e outros sem BMS, espalhados um pouco por todo o país, e tenho ensinado tudo o quanto posso e sei, para que se eliminem os "bichos de 7 cabeças" que tentam transmitir, para obterem o monopólio desta mobilidade, impedindo-a de proliferar.

    De todas as viaturas que retirei células de lítio mortas, as mesmas estavam munidas de BMS, mas isso não será motivo para eu o desaconselhar.
    Conheço suas vantagens melhor que ninguém, e sei que, funcionando bem, facilita muito trabalho para o utilizador e para o técnico de manutenção.

    Ensino os prós e contras e dou a escolher ao futuro proprietário, sem ter qualquer interesse monetário escondido, se vai querer com ou sem BMS.

    Quem abriu este DB escolheu sem BMS, e assim quer continuar. Será que pode ser?
    Jorge Rocha
     
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