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Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 23 out 2014, 11:17
por Jorge Rocha
Batotinha Escreveu:A questão é (?) ou será (?), como é que já esta na mesma (?), depois do acrescento de 15A?
Ainda falta mais "investigação?
;)

Batotinha

Estou totalmente de acordo.
Se não se proporcionar antes, na 2ª feira já devo ir ao Porto, e poderei passar para fazer algumas verificações também.
Isto de se andar a imaginar o que pode ser, quase nunca soluciona o problema. Há que meter mãos à obra.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 23 out 2014, 12:41
por ICEMAN
Jorge o meu pack esta 5 estrelas. Já explico no meu db para não poluir este com info's de outras motas

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ICEM4N - Predator 70Ah
32.000km - 17/09/2011

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 25 out 2014, 16:09
por XaYu
Ora bem,

Ontem ao final da tarde fui ter a casa do ICEMAN para um primeiro despiste 'rápido'.
Durante o carregamento da mota foi-se medindo as células e desde cedo uma se destacou por ter tensão mais alta, inclusive foi desta o primeiro led do BMS que acendeu.
Depois de carregada a mota, já com todos os leds do BMS acessos e com o carregador a desligar-se mediu-se as células:

Assim por alto:
- 1 Celula mais baixa: 3.48
- 1 Celula mais elevada: 3.64 (esta foi a tal que durante o carregamento andava sempre mais elevada que as outras.
- Restantes células entre os 3.59/3.60

Posto isto, dá para tirar alguma ideia inicial?

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 25 out 2014, 16:23
por Jorge Rocha
Parece-me tudo dentro da normalidade, conforme já esperava.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 25 out 2014, 17:00
por MVS
A célula mais alta antes do carregador desligar porque valores andou? Mediste quando o carregador ainda injectava perto da corrente nominal?

A tensão da mota continua a baixar muito nas subidas?

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 25 out 2014, 20:02
por ICEMAN
Atenção o meu medidor mede aproximadamente 0,10 a menos por isso a célula mais alta foi aos 3.74. No final de carga com o carregador ainda a injectar corrente.
Julgo que não é das tensões das baterias mas pode ter haver com o estado das mesmas, antigas como é claro

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32.000km - 17/09/2011

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 26 out 2014, 07:51
por MVS
Antigas?

Com 4 anos e cerca de 1200 ciclos?

O XaYu até esta altura poupou cerca de 3.000 Eur considerando apenas o combustível (diesel) em gasolineiras "low cost"...

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 26 out 2014, 11:40
por XaYu
MVS Escreveu:A célula mais alta antes do carregador desligar porque valores andou? Mediste quando o carregador ainda injectava perto da corrente nominal?

A tensão da mota continua a baixar muito nas subidas?


Fiquei com a impressão que andava sempre cerca de 0,05v a mais em relação às outras.

Quanto às subidas penso que continua como relatei: em AE como preciso de andar no minimo acima dos 60km/h (no mostrador), senão corro o risco de levar com um camião em cima, com tensão entre os 70/72V e a puxar cerca de 3/4kw, isto com cerca de 20km feitos e temperaturas acima dos 20º.

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 26 out 2014, 11:54
por MVS
Considerando cada célula como o paralelo de 40 + 15Ah, o conjunto deverá estar com uma resistência interna média de 5 mOhm. É um valor muito elevado e deverá ser comum nos 24 conjuntos de células.

Calculo que quando chegar realmente o frio este Inverno fique muito complicado de usar a mota pois o valor acima indicado para a resistência interna vai duplicar pelo efeito da diminuição da temperatura ambiente...

Re: Jota - A Predator de 55Ah

MensagemEnviado: 26 out 2014, 14:51
por Jorge Rocha
MVS Escreveu:Considerando cada célula como o paralelo de 40 + 15Ah, o conjunto deverá estar com uma resistência interna média de 5 mOhm. É um valor muito elevado e deverá ser comum nos 24 conjuntos de células.
Na altura em que coloquei o aumento de 15Ah das Wina, já a mota estava com muita dificuldade a fazer subidas (nesse mesmo dia que a trouxe, fui a casa do Ogadiv e numa subida do percurso, a velocidade máxima foi de 30Km/h).
Depois de alguns testes, verifiquei que o conjunto estava muito uniforme, tanto em capacidade como em resistência interna entre cada célula.


MVS Escreveu:Calculo que quando chegar realmente o frio este Inverno fique muito complicado de usar a mota pois o valor acima indicado para a resistência interna vai duplicar pelo efeito da diminuição da temperatura ambiente...
Concordo em pleno.



XaYu Escreveu:Fiquei com a impressão que andava sempre cerca de 0,05v a mais em relação às outras.
A diferença de tensão entre os possíveis 3,60V e 3,65V no final da carga (momentos antes de desligar o carregador), não é significativo. Para se medir a resistência interna entre elas, seria quando ainda estão com muito por carregar.




XaYu Escreveu:Quanto às subidas penso que continua como relatei: em AE como preciso de andar no minimo acima dos 60km/h (no mostrador), senão corro o risco de levar com um camião em cima, com tensão entre os 70/72V e a puxar cerca de 3/4kw, isto com cerca de 20km feitos e temperaturas acima dos 20º.
Ainda quando fui ter com o MVS, percorrendo perto de 100Km dos quais 40 em auto-estrada, por saber que o pack que trazia também tinha uma resistência interna muito alta, mantive-me a 50Km/h do lado da berma de paragem, para não dificultar o transito aos demais.

Ser consciente dos perigos e das capacidades dos veículos que temos, faz parte de um eterno exercício para nos facilitar a vida.